Coluna do Dia

Kátya Desessards
_________________________
ANÁLISE SETORIAL

E o arrocho continua, e pode ficar ainda pior...
Agora é na União Européia que respinga a crise do petróleo. Semana passada, foi o BCE – Banco Central Europeu - que elevou a sua taxa básica de juros da zona do euro de 4% para 4,25%. O mercado já esperava pelo aumento de 0,25 pontos percentuais, como reação para conter a fuga de divisas e manter o equilíbrio financeiro. Nos Estados Unidos, o arrocho deixou desempregados, em junho, mais de 62 mil trabalhadores, fazendo com que a taxa ficasse em 5,5% e representando um número total de 8 milhões de desempregados. Este número, porém, pode ficar ainda maior com os problemas financeiros enfrentados pela montadora GM. No Brasil, o IPC – Índice de Preços ao Consumidor – calculado pela Fipe, despontou em 6,35%. Sendo que a previsão do mercado era de chegar em 5,93% e a previsão do governo de não passar de 4,5%. Na semana passada o petróleo atingiu a marca histórica de US$ 145 o barril, mas a situação pode agravar se as previsões de novas altas se confirmar. Indicativo de que isto é possível para breve, é o que apregoa o presidente do grupo petroleiro russo Gazprom, Alexi Miller, que vislumbra o preço do barril chegando a US$ 250. Algumas empresas de análise de risco, como a Austin Rating, estão monitorando a exaustão o mercado para tentar antecipar alguns movimentos aos seus clientes. Certo é que haja, nos próximos dois meses, muito contorcionismo e muito nervosismo. Salvo se os maiores produtores de petróleo do mundo, conseguirem a façanha de conter a onda de altas. A esperança é a última que morre... mesmo que seja remota!

______________
NOTÍCIAS

Comércio eletrônico cresce no trimestre
A Camara-e.net - Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – apresentou o resultado do primeiro trimestre de 2008 do VOL® – Índice de Varejo Online (que é a soma dos volumes de transações de automóveis, turismo e bens de consumo através de lojas virtuais e leilões para pessoa física). O estudo apontou que o VOL totalizou, no período de janeiro a março, cerca de R$ 5,74 bilhões, representando um aumento de 29% em relação a igual período em 2007 (que registrou R$ 4,41 bilhões). No total geral do varejo online, o índice VOL-Autos continua a liderar o índice, um fenômeno que é reflexo da facilidade do consumidor em pesquisar veículos por meio da Internet. Neste primeiro trimestre, o VOL-Autos foi responsável por R$ 2,43 bilhões, aumento de 31,35% em relação ao ano anterior, que comercializou R$ 1,85 bilhões. Outro índice analisado, foram os bens de consumo, que devido à estabilidade econômica, o Brasil apresentou um crescimento de 29,70% se comparado ao mesmo período de 2007, pulando de R$ 1,65 bilhão para R$ 2,14 bilhões. Já em relação ao índice VOL-Turismo, o aumento foi de 28,57%. Ainda considerado o menor dos índices, o turismo registrou no primeiro trimestre de 2008 transações comerciais de R$ 1,17 bilhão. De janeiro a março de 2007, este mercado ficou em R$ 910 milhões.


TVs de tela plana impulsionam vendas
A GfK Indicator divulgou números que apontam expansão nas vendas do comércio. O impulsionador foi, principalmente, o mercado total de televisores (tradicional e tela fina), que registrou um crescimento de 11% nas vendas no Brasil, entre abril de 2007 e 2008. Este crescimento foi atribuído a expansão dos televisores de tela fina e slim tube: entre janeiro e abril de 2008, sobre o ano passado, as vendas destes equipamentos de LCD cresceram 11 pontos percentuais e a de slim tube, oito pontos.

Brasileiros importam mais da China
No relatório apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento, na semana passada, houve o aumento impressionante de 73% nas importações brasileiras de produtos provenientes da China, no primeiro semestre deste ano, em comparação a igual período de 2007. O ministério afirmou ainda que, esta movimentação é recorde. Avaliando as importações dos últimos 20 anos, nunca se comprou tanto como neste ano. Os produtos chineses já representam 11% do total das importações do País e a tendência é que cresça ainda mais.

Bourbon Shopping Pompéia inaugura nova loja interna
Desde a semana passada, os clientes do Bourbon Shopping Pompéia, em São Paulo/Capital, estão contando com uma unidade da rede Via Veneto. A nova loja, especializada em moda masculina, apresentou na inauguração novidades da sua coleção. O Bourbon Shopping Pompéia, foi o primeiro empreendimento do grupo gaúcho Zaffari em São Paulo, onde também passou a operar a primeira unidade da rede de varejo na capital paulista: o Hipermercado Zaffari Pompéia. A Divisão de Shoppings Centers Bourbon da Cia. Zaffari possui sua ação concentrada na Região Sul, com cinco unidades com mais de 700 lojas/operações. O Bourbon Shopping Pompéia está situado no encontro das avenidas Pompéia e Francisco Matarazzo com a rua Turiassú. A construção, em estilo arquitetônico contemporâneo, beneficiou-se de tecnologias de última geração para prédios inteligentes, buscando eficiência operacional e racionalização de custos, destacando-se os sistemas de climatização com termo-acumulação, geração de energia elétrica no horário de ponta e reaproveitamento de águas pluviais. Os oito pavimentos abrigam: um mix de 211 operações comerciais, entre restaurantes, ampla praça de alimentação, área para eventos, dez salas de cinema Cinearte Arteplex, estacionamento coberto com 3 mil vagas, e a primeira sala com sistema IMAX do Brasil, e um moderno e qualificado teatro com 1,5 mil lugares.

Business travel de brasileiros cresce
O mercado do turismo de negócios (ou business travel), vem registrando crescimento médio bastante satisfatório, principalmente de brasileiros para o exterior. Pesquisa realizada por uma das maiores empresas de turismo de negócios, a Tour House, mostrou que houve uma expansão de 286% deste segmento, na venda de bilhetes aéreos. E um dos principais destinos no exterior é a China.

Renault registrou alta nas vendas do semestre
A montadora francesa Renault fechou o primeiro semestre de 2008 com crescimento de 92% nas vendas no Brasil, na comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, a montadora comercializou 58.616 unidades sendo o melhor desempenho semestral da empresa no País desde sua chegada, há 10 anos. Com participação de mercado de 4,4%, nos seis primeiros meses, a Renault se posiciona como a quinta maior marca em volume de vendas. Em junho, o resultado ficou acima da média de crescimento do mercado nacional, de 30%. Com 10.665 unidades vendidas no sexto mês do ano, a Renault obteve um crescimento de 132% na comparação anual. O crescimento foi atribuído pela montadora aos bons resultados dos seus mais recentes lançamentos: o Sandero e o Logan.

Fascínio por fazer inimigos...
Desde que entrou para presidir o CADE - Conselho Administratico de Defesa Econômica -, o advogado Arthur Badin, tem batido todos os recordes de antipatia. Não fosse só isso, o pior é que além de inimigos ele está perdendo força dentro do seu círculo de ‘amigos’, mesmo tendo família de peso, pois seu irmão Armando Badin é sócio do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos. Empresários e alguns fortes do governo, argumentam que a falta de experiência de Arthur Badin, tem gerado situações de tensão desnecessárias dentro do CADE. Eles temem que processos importantes possam ser prejudicados pela sede de poder do jovem advogado. Uma fonte do E-Press.biz, afirmou que o moço parece ter um fascínio por fazer inimigos...

________________
AO PONTO...

- O ex-repórter do New York Times, o jornalista Davi Cay Johnston, denunciou que a GM teria sonegado entre os anos de 1999 e 2005, mais de US$ 100 milhões de ICMS e de encargos trabalhistas, no Brasil.


- Embraer emplacou uma das principais indicações internacionais. A Robb Report, a bíblia dos produtos de luxo, elegeu o modelo Phemom 100 da brasileira como o melhor jato executivo do mundo.


- O Walmart vai investir R$ 1 milhão num projeto social inédito no Brasil, a empresa adotou um bairro inteiro na cidade de Recife/PE. O escolhido foi o Bomba de Hemetério e tem o objetivo de elevar o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano - desta comunidade.


- As perdas da StarBucks com a crise nos Estado Unidos, pode ultrapassar os US$ 200 milhões. O fundador da rede, Howard Schultz, voltou à gestão para tentar reverter o mau momento, mas a demissão de 12 mil funcionários, por causa do fechamento de 600 cafeterias, será inevitável.

- O Itaú foi o ‘grande vencedor’ da disputa pela administração da fortuna de mais de US$ 20 bilhões do empresário Eike Batista. O banco vai criar uma estrutura exclusiva para atendimento ao empresário, que foi seduzido pela proposta do Private Bank do Itaú. Será como se ele tivesse um banco particular.

__________________
CURIOSIDADE

Agora é um carro que a Versace assina
A Lamborghini é a nova parceria da grife Versace. Após ter assinado uma linha exclusiva de helicópteros, agora é um carro. A empresa vai assinar a decoração interna do modelo Murciélago, da Lamborghini, que virá em tons de branco e preto. E para que tudo fique combinando, a Versace também vai confeccionar uma linha de malas de viagem exclusiva, que já estará adaptada ao formato do bagageiro do Lamborghini Murciélago. Como é de praxe, claro que este modelo tem edição limitada e cada veículo vem numerado. O preço da brincadeira: US$ 358 mil. Os interessados devem se apressar, porque a fila já está bem grande. Para conhecer o portento, acesse www.versace.com ou o site da fabricante www.lamborghini.com.

____________________
OBSERVATÓRIO

O E-Press.biz Economia & Mercado, tem este espaço – Observatório - para a livre exposição de seus leitores e das assessorias de imprensa.

Ceasa começa a usar caixas plásticas
Iniciou projeto modelo de troca de embalagens de madeira por plásticas na Ceasa/RS - Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul. A implantação da Central de Caixas, que começou a operar, na semana passada, em caráter preliminar, é inédita no Brasil. A mudança de material será gradativa, com a troca de cerca de 60 mil unidades de madeira ao mês. A previsão é do engenheiro Paulo Regla, gerente operacional da Ceasa-RS. "A engrenagem começa a girar a partir de agora, ganhando ritmo e força a partir da adesão de produtores e empresários", afirma.
O novo sistema estará funcionando a pleno em um ano, prazo máximo determinado pela Instrução Normativa nº 9, de 12/11/2002. Até lá, todas as 600 mil caixas de madeira utilizadas atualmente nos quatro estágios (produtor/cliente/trânsito/lavoura) da cadeia produtiva, deverão ser de plástico. Quem não se adequar, ficará de fora do processo. A lei prevê que a fiscalização estadual, realizada pelo DPV - Departamento de Produção Vegetal -, da Seappa - Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do RS -, promova a autuação (multa) e rechaço (devolução) dos produtos que não cumprirem as regras. "Até o final do ano, pretendemos mudar a cara da Ceasa", afirma o presidente Elmar Schneider, acrescentando que "apesar de complexa, a transformação na cultura da empresa está sendo bem recebida por todos os envolvidos no processo. O investimento já feito em parceria com a iniciativa privada soma R$ 3 milhões. A durabilidade média das caixas de madeira é de três meses. Se forem convertidas em árvores, as 600 mil caixas usadas diariamente na Ceasa, correspondem a derrubada de 5.800 árvores. A embalagem plástica dura em torno de dez anos e, o melhor, é retornável.
Central de Caixas - A medida cria um novo e moderno sistema logístico. Além da modificação do material das caixas, a empresa fará a estocagem, a limpeza e a higienização das embalagens. "Mais uma vez o Rio Grande do Sul é pioneiro, melhorando a qualidade dos produtos aos consumidores", avalia o secretário da Agricultura, João Carlos Machado. A empresa Cleanbox é a responsável pela Central de Caixas, que funcionará semelhante a uma troca de vasilhames, com a circulação do vale-caixa. Chegando na Ceasa, o cliente vai até a Central e entrega as caixas usadas.
(FONTE: Assessoria da Seappa/RS)

____________________
AGENDA BRASIL
Julho

Dia 8 – Porto Alegre/RS
O Gerente de Desenvolvimento de Liderança da Natura, Marcelo Ricardo Madarász, é o convidado do Comitê de Gestão de Pessoas da Amcham-Porto Alegre - Câmara Americana de Comércio -, terça-feira (8/7), às 8h30min, na rua Mostardeiro, 322, 11º andar. O executivo apresentará o case da empresa na área de desenvolvimento de lideranças.

Dia 14 e 15 – Rio de Janeiro/RJ
O setor de Operadores Logísticos tem apresentado notável crescimento, não só em receitas como também na oferta de serviços, que tem colocado a disposição das empresas interessadas em terceirizar certas atividades. O curso que acontecerá nos dias 14/7 e 15/7 procurará mostrar em que consiste uma terceirização estratégica (não aquela em que uma empresa procura livrar-se de um problema), e como os operadores logísticos têm se preparado para atuar em parceria com seus clientes, oferecendo soluções customizadas. O curso enfatiza, ainda, as etapas de um processo estruturado de seleção de operador logístico, mostrando porque a falta de cuidado na escolha do operador é a principal causa de fracasso no relacionamento entre embarcadores e prestadores de serviços. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dias 22 e 23 – Rio de Janeiro/RJ
Com o crescimento da complexidade nas empresas e no ambiente competitivo, visão holística e capacidade de analisar de forma integrada as dimensões de custo e nível de serviço, passaram a ser habilidades fundamentais para os profissionais da área de logística. O Centro de Estudos em Logística do Coppead/Ufrj, com mais de 10 anos de experiência na execução de projetos de consultoria, ensino e pesquisa na área, está lançando o curso de Planejamento Logístico Integrado, no qual serão analisados os principais trade-offs da área. Este curso, que é focado na execução de exercícios práticos, aulas dinâmicas, análise de casos reais de grandes empresas e no jogo interativo Inter Planning, ainda apresentará a metodologia para a execução de um Plano Diretor de Logística para empresas. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dia 22 – São Paulo/SP
O ciclo de Cursos em Logística 2008, em São Paulo, terá início no próximo dia 22 de julho. Serão 12 cursos concebidos com o objetivo de abranger todas as atividades e funções da Logística e Supply Chain. A abertura do Ciclo será pelo curso Planejamento Logístico Integrado, cujo propósito é auxiliar as empresas na estruturação de suas operações logísticas e na identificação de oportunidades de redução de custos e melhoria do nível de serviço. Colocam-se a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais no telefone (21) 2598-9812. Informações e inscrições: www.centrodelogistica.org.

Dia 29 – São Paulo/SP
A Conferência e-Commerce realizada pela IQPC - International Quality & Productivity Center - trará para São Paulo, Capital, sua 3ª edição, que será realizada no dia 29/7, na Vila Olímpia. O evento contará com a participação do diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, que ministrará uma palestra sobre o ‘Comportamento de consumo e tendências no comércio eletrônico brasileiro’, abordando assuntos como a mudança no perfil do e-consumidor e perspectivas para esse mercado.

Agosto
São Paulo/SP
Fruto de acordo de cooperação entre a Aslog - Associação Brasileira de Logística - e a Fipe/USP - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, foi lançado, durante a XII Conferência Nacional de Logística, o curso MBA Logística Empresarial e Supply Chain, com carga horária de 400 horas dividida em quatro módulos: I – Gestão Contemporânea, Estratégia Empresarial, Processos Gerenciais e Métodos Instrumentais, II – Gestão de Logística Empresarial Integrada, III – Gestão de Processos em Logística Aplicada à Supply Chain e IV – Trabalho de Conclusão de Curso. O curso será coordenado pelos professores doutores Adolpho Walter Pimazoni Canton e Célio Mauro Placer Almeida, e será ministrado na sede da FIPE, à Avenida Paulista 1499, 4º Andar, em São Paulo, as terças e quintas-feiras, com início em agosto próximo. Informações podem ser obtidas pelos emails mba@aslog.org.br e cursospaulista@fipe.org.br. A oferta inicial será de 30 vagas.


__________________
EXPEDIENTE

Produção: WLine.biz - Intelligent Business Strategies / wline@wline.biz
Fotos: Nilton Santolin / www.niltonsantolin.fot.br
Consultoria TI: De Santi - It Solutions / www.desanti.com.br / +55 51 8124.9772
Revisão: Professora Lúcia Iná Sá d’Oliveira / + 55 51 9299.1274

Assessoria de Imprensa: Leed Inteligência e Soluções em Comunicação
Letícia Souza - +55 51 9946.0809 / Letícia@leedcomunicacao.com.br
Edith Auler / edith@leedcomunicacao.com.br
www.leedcomunicacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta ou press-releases para katya@wline.biz e contate diretamente com a colunista. O mailing é nacional e atinge mais de 10 mil pessoas nos estados do RS, SC, PR, SP, RJ e DF.

Perfil do público: empresários, jornalistas, diretores de veículos, executivos, profissionais liberais e consultores.
Os direitos autorais deste Blog são protegidos pela lei nº 9.610/98.
E-Press.biz - Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados a Kátya Desessards