Coluna do Dia

Kátya Desessards

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ANÁLISE SETORIAL

Vem aí a desglobalização...
O alerta é do professor da Harvard School, Niall Ferguson, que criou a nova expressão baseado na ameaça inflacionária causada pela alta do petróleo. A desglobalização já está em discussão aqui no Brasil, onde grandes empresas, nacionais e multinacionais, estão usando a expressão para conceituar as suas ações de desacelerar os negócios no mercado internacional. Gerdau, Coteminas, Procter&Gamble, TNT, dentre outras, monitoram bem de perto para agir rapidamente e redirecionar sua logística. O motivo para tanta precaução, é a crise deflagrada pelos altos preços do petróleo, que subiu mais de 70% em um ano. Na semana passada, o barril levou o mercado financeiro internacional ao pânico por alcançar US$ 145. A ameaça inflacionária é o fantasma que ronda hoje, o sono dos empresários e analistas do mercado financeiro; pois, a lembrança das grandes crises dos anos 80 e 90, assombra por causa das perdas. O custo logístico hoje, é o maior dos últimos 10 anos, o que faz com que as empresas busquem alternativas de redirecionar suas vendas para rotas mais perto da origem ou, para países que ofereçam desenrolos aduaneiros mais em conta. Mas o efeito cascata, se vê nas relações internacionais de comércio, por causa de protencionismo dos países europeus e, principalmente, dos Estados Unidos que prega a globalização mas, na prática, age de forma contrária ao discurso. A relação dos EUA é de barrar ao máximo a venda de suas empresas nacionais, de apelar para ações de antitruste e de continuar tentando controlar o petróleo. Mas apesar da eminência parda da inflação, o resto do mundo deve estar avaliando com muita calma, a própria crise da economia norte-americana pois, o nível de ansiedade de políticos e do governo americano está em alto grau. E esta situação fará com que as reações de preservação dos EUA sejam ainda mais pesadas, deixando claro, que os americanos estão frágeis e se sentem vulneráveis diante do capital estrangeiro, que entra em proporções cada vez maiores no solo do tio Sam. A desglobalização vai acontecer como uma ação preventiva das empresas, representando algumas perdas. Mas o que acontece nos bastidores da crise norte-americana, é o que está na pauta secreta das maiores empresas no mundo, que monitoram a situação sem piscar.


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NOTÍCIAS

E-Press.biz antecipa notícias de mercado para seus leitores
Na sexta-feira, dia 4/7, o E-Press.biz publicou uma nota sobre a atual situação financeira da maior rede de cafeterias do mundo: a Starbucks, que irá fechar 600 lojas e demitir 12 mil funcionários nos Estados Unidos. A notícia está nas principais revistas do Brasil desta semana (acesse o arquivo de postagens do blog, do dia 4/7, para ler a nota publicada). Além desta antecipação, no dia 3/7, apresentamos uma nota com o título: ‘Junho foi superaquecido para as montadoras’, mostrando o superávit nas vendas de automóveis. A mesma notícia foi abordada por jornais e TVs no dia 4/7, e nas revistas a notícia aparece nesta semana apenas. Mais uma vez, o E-Press.biz consegue antecipar informações do mercado e, mesmo com pouco tempo de vida, já se torna um importante veículo de informação. Nosso compromisso com a verdade dos fatos e com a análise de mercado, impera. Temos muito ainda o que crescer, mas já estamos dando uma amostra do quanto podemos fazer.

Pesquisa aponta migração do CDC para o Leasing

Conforme pesquisa da Anef - Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras - o saldo das operações de Leasing para pessoa física em maio, na comparação com abril, cresceu 8,9%, enquanto o CDC - Crédito Direto ao Consumidor avançou apenas 0,2%, comprovando a migração do CDC para Leasing. As carteiras de Leasing, tanto de pessoa física como de pessoa jurídica, para aquisição de veículos, atingiram R$ 86 bilhões no período, registrando 105,2% de crescimento sobre maio do ano passado. Segundo a Anef, a migração em grande parte, vem do aumento da alíquota do IOF, que incide apenas sobre o CDC e tornou o Leasing mais atrativo para o consumidor na hora da aquisição dos veículos. O valor é 43,3% superior ao mesmo período de 2007, somando as carteiras de Leasing e de CDC para pessoa física, chegaram a R$ 126,7 bilhões.

Natura fala na Amcham-Porto Alegre
O Gerente de Desenvolvimento de Liderança da Natura, Marcelo Ricardo Madarász, é o convidado do Comitê de Gestão de Pessoas da Amcham-Porto Alegre - Câmara Americana de Comércio, terça-feira, dia 8/7, às 8h30min, na rua Mostardeiro, 322, 11º andar. O executivo vai apresentar o case da empresa na área de desenvolvimento de lideranças. Recentemente, a brasileira Natura, entrou no ranking da revista americana Fortune, que lista as 20 principais empresas formadoras de líderes em todo o mundo. A empresa de cosméticos ocupa a 16ª posição do ranking. A primeira da lista é a General Eletric. A Natura possui um processo de Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos, que foi institucionalizado pela companhia para identificar, adquirir e desenvolver competências necessárias aos seus recursos humanos. E que está inserido no planejamento estratégico, sendo uma ferramenta para o desenvolvimento de sucessores dentro da empresa. A Natura está presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, atua no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal. No País, suas operações estão concentradas no Espaço Natura, em Cajamar/SP, que abriga ainda, o centro integrado de pesquisa, produção e logística. A empresa possui unidades comerciais e de distribuição em Itapecerica da Serra/SP, além de Uberlândia e Mathias Barbosa/MG.

Japão traz hoje o futuro do m-commerce
Hoje os japoneses fazem praticamente tudo de seus celulares, o que as demais pessoas fazem em computadores. Coisas como ler e-mails, notícias, buscar restaurantes, entrar em blogs (comentar neles) e comprar. Em 2007, foram vendidos no Japão 52,3 milhões de celulares, cerca de um para cada dois japoneses, representando uma mudança completa do perfil de uso dos aparelhos.Um exemplo da influência que o Japão foi atingindo pela cultura da internet pelo celular, é o site fashionwalker.com, disponível nos computadores e nas telinhas dos telefones. O portal tem anunciantes de peso como a Toyota, a Disney e a Tiffany & Co, e recebe três milhões de clientes por mês, além de outras sete milhões de pessoas que lêem regularmente a revista girlswalker.com. Conta ainda com um site de empregos que anuncia posições disponíveis em locais da moda. No ano passado, a receita do portal fashionwalker.com foi de US$ 130 milhões, vinda na maior parte de publicidade e das vendas diretas. O portal também realiza eventos de moda, em um processo que se realimenta e gera um círculo virtuoso e negócios muito rentáveis. Além do Japão, o mercado brasileiro é indicado como potencial. Em pouco tempo, o hábito de usar o celular em substituição aos PCs e notebooks pode se mostrar dentre os brasileiros. A previsão se baseia nos índices de crescimento de vendas de celulares e da utilização do mesmo.

Produtos para celular é um ótimo negócio

Uma pesquisa realizada pela empresa Gartner, aponta o crescimento galopante do mercado de jogos para celulares. Os números assustam até os mais otimistas, apenas de janeiro a junho, o mercado já faturou mais de US$ 4,5 bilhões. A expectativa é de fechar este ano com faturamento acima dos US$ 15 bilhões. No Brasil, este mercado cresce 17% acima da média mundial e, segundo analistas, pode se expandir em rotação acelerada ainda nos próximos três anos. Hoje, o mercado brasileiro só perde para o japonês, que cresce 34% ao mês, uma verdadeira loucura de tirar o fôlego.

BR Malls adquire participação em dois shoppings
A BR Malls, uma das principais empresas de shopping centers no Brasil, comprou 30% de participação imobiliária nos shoppings West Shopping e Center Shopping Rio. O primeiro, localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, possui 31 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), 154 lojas e recebe cerca de um milhão de visitantes/mês. O shopping possui expansão em andamento, crescendo quase 10 mil metros quadrados a mais à ABL; a inauguração está prevista para 2009. O Center Shopping Rio, também na Zona Oeste do Rio, tem uma ABL de 12.700 metros quadrados, 109 lojas e recebe 600 mil visitantes/mês. Após as aquisições, a BR Malls elevou sua ABL total de 941,5 mil m², para 985,2 mil m² e, a ABL própria de 414,4 mil m², para 427,5 mil m². Hoje a empresa tem participação em 34 shoppings.

O vôo da Helibras ao mercado internacional
O Brasil já é referência na produção de aviões de pequeno porte, jatos comerciais e particulares. Agora uma empresa de Minas Gerais quer seguir os passos da Embraer, e vai promover sua entrada no seleto mercado internacional de Helicópteros. Criada em 1978, a Helibras, receberá investimentos de 350 milhões de euros da maior acionista, a Eurocopter, para a modernização da fábrica de Itajubá/MG. A nova empreitada da Helibras já tem a encomenda de 50 aparelhos para as Forças Armadas brasileira, num valor estimado em R$ 3 bilhões. O modelo encomendado é o Super Cougar. Com o upgrade, a fábrica passará de 250 funcionários para 500, e a receita da empresa terá um crescimento expressivo, passando de US$ 99 milhões para US$ 200 milhões. Se a estratégia da Helibras seguir sem tropeços, a empresa conseguirá o seu grande objetivo de oferecer opções de modelos de alta performance ao mercado externo. Já há compradores do Oriente Médio de olho nos modelos brasileiros.

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AO PONTO...

- O investidor Naji Nahas, depois de ser inocentado pela acusação de ter manipulado o mercado de ações em 1989, está processando a Bovespa. A primeira audiência de conciliação é dia 9/7. Nahas está cobrando a reparação do valor correspondente a sua carteira em 1989. O valor é de US$ 10 bilhões.

- Nas primeiras 48 horas de vigência das novas regras de circulação de caminhões em São Paulo, foi multado um veículo de carga a cada 45 segundos - e o trânsito melhorou bastante, ainda que com a ajuda do início das férias escolares.


- A maior rede de varejo do mundo mudou seu logo. O grupo WAL MART, deixou a estrela vermelha e adotou um símbolo em forma de sol amarelo, e agora é Walmart (compondo uma só palavra). O Azul escuro das letras, deu lugar e um tom mais claro. A criação foi da agência Lippincott, de Nova Iorque/EUA, que cuida do marketing institucional do grupo.


- O governo federal anunciou na semana passada, um plano para triplicar as exportações para a China, de 30 mil milhões de dólares anuais até 2010, através da venda de produtos de valor acrescentado.

- Para suportar uma produção que sai de 1,16 milhão de toneladas em 2007, para um volume estimado de 1,8 milhão de toneladas de celulose em 2013, a Celulose Nipo-brasileira (Cenibra) aposta na eficiência logística. Investimentos serão feitos para aumentar a capacidade da empresa nesta área.

- O porto de Santos prepara-se para oferecer mais quatro berços para operação de navios de contêineres, o que representará acréscimo de cerca de um milhão de Teus (sigla em inglês para unidades de 20 pés), à sua atual capacidade de três milhões.


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CURIOSIDADE

O luxo chegou na China
O país mais populoso do mundo, a China, tem transformado sua rotina e costumes desde a sua abertura política e comercial para o mundo. A mistura com as culturas do ocidente tem provocado algumas situações engraçadas. É notório o apetite das mulheres do mundo inteiro por moda, e as revistas especializadas são uma importante fonte de informação. Na China isto não é diferente. As chinesas compram milhares de revistas para estarem na onda da moda. Mas não fosse por um detalhe, esta situação seria vista como muito normal. Hoje, na China, os maiores compradores de revistas de moda e de artigos e produtos de luxo são os homens e não as mulheres. Seriam os chineses os homens mais vaidosos do mundo?

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OBSERVATÓRIO

O E-Press.biz Economia & Mercado, tem este espaço – Observatório - para a livre exposição de seus leitores e das assessorias de imprensa.

Manifesto à Nação
Em defesa do Jornalismo, da Sociedade e da Democracia no Brasil

A sociedade brasileira está ameaçada numa de suas mais expressivas conquistas: o direito à informação independente e plural, condição indispensável para a verdadeira democracia.O Supremo Tribunal Federal - STF - está prestes a julgar o Recurso Extraordinário 511961 que, se aprovado, vai desregulamentar a profissão de jornalista, porque elimina um dos seus pilares: a obrigatoriedade do diploma em curso superior de Jornalismo para o seu exercício. Vai tornar possível que qualquer pessoa, mesmo a que não tenha concluído nem o ensino fundamental, exerça as atividades jornalísticas.A exigência da formação superior é uma conquista histórica dos jornalistas e da sociedade, que modificou profundamente a qualidade do Jornalismo brasileiro.Depois de 70 anos da regulamentação da profissão e mais de 40 anos de criação dos cursos de Jornalismo, derrubar este requisito à prática profissional significará retrocesso a um tempo em que o acesso ao exercício do Jornalismo dependia de relações de apadrinhamentos e interesses outros que não o do real compromisso com a função social da mídia.É direito da sociedade receber informação apurada por profissionais com formação teórica, técnica e ética, capacitados a exercer um Jornalismo que efetivamente dê visibilidade pública aos fatos, debates, versões e opiniões contemporâneas. Os brasileiros merecem um jornalista que seja, de fato e de direito, profissional, que esteja em constante aperfeiçoamento e que assuma responsabilidades no cumprimento de seu papel social.É falacioso o argumento de que a obrigatoriedade do diploma ameaça as liberdades de expressão e de Imprensa, como apregoam os que tentam derrubá-la. A profissão regulamentada não é impedimento para que pessoas - especialistas, notáveis ou anônimos - se expressem por meio dos veículos de comunicação. O exercício profissional do Jornalismo é, na verdade, a garantia de que a diversidade de pensamento e opinião presentes na sociedade esteja também presente na mídia.A manutenção da exigência de formação de nível superior específica para o exercício da profissão, portanto, representa um avanço no difícil equilíbrio entre interesses privados e o direito da sociedade à informação livre, plural e democrática.Não apenas a categoria dos jornalistas, mas toda a Nação perderá se o poder de decidir quem pode ou não exercer a profissão no país ficar nas mãos destes interesses particulares. Os brasileiros e, neste momento específico, os Ministros do STF, não podem permitir que se volte a um período obscuro em que existiam donos absolutos e algozes das consciências dos jornalistas e, por conseqüência, de todos os cidadãos!
(FONTE: Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas e Sindicatos de Jornalistas de todo o Brasil)


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AGENDA BRASIL
Julho

Dia 14 e 15 – Rio de Janeiro/RJ
O setor de Operadores Logísticos tem apresentado notável crescimento, não só em receitas como também na oferta de serviços, que tem colocado a disposição das empresas interessadas em terceirizar certas atividades. O curso que acontecerá nos dias 14/7 e 15/7 procurará mostrar em que consiste uma terceirização estratégica (não aquela em que uma empresa procura livrar-se de um problema), e como os operadores logísticos têm se preparado para atuar em parceria com seus clientes, oferecendo soluções customizadas. O curso enfatiza, ainda, as etapas de um processo estruturado de seleção de operador logístico, mostrando porque a falta de cuidado na escolha do operador é a principal causa de fracasso no relacionamento entre embarcadores e prestadores de serviços. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dias 22 e 23 – Rio de Janeiro/RS

Com o crescimento da complexidade nas empresas e no ambiente competitivo, visão holística e capacidade de analisar de forma integrada as dimensões de custo e nível de serviço, passaram a ser habilidades fundamentais para os profissionais da área de logística. O Centro de Estudos em Logística do Coppead/Ufrj, com mais de 10 anos de experiência na execução de projetos de consultoria, ensino e pesquisa na área, está lançando o curso de Planejamento Logístico Integrado, no qual serão analisados os principais trade-offs da área. Este curso, que é focado na execução de exercícios práticos, aulas dinâmicas, análise de casos reais de grandes empresas e no jogo interativo Inter Planning, ainda apresentará a metodologia para a execução de um Plano Diretor de Logística para empresas. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dia 22 – São Paulo/SP

O ciclo de Cursos em Logística 2008, em São Paulo, terá início no próximo dia 22 de julho. Serão 12 cursos concebidos com o objetivo de abranger todas as atividades e funções da Logística e Supply Chain. A abertura do Ciclo será pelo curso Planejamento Logístico Integrado, cujo propósito é auxiliar as empresas na estruturação de suas operações logísticas e na identificação de oportunidades de redução de custos e melhoria do nível de serviço. Colocam-se a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais no telefone (21) 2598-9812. Informações e inscrições: www.centrodelogistica.org.

Dia 29 – São Paulo/SP

A Conferência e-Commerce realizada pela IQPC - International Quality & Productivity Center - trará para São Paulo, Capital, sua 3ª edição, que será realizada no dia 29/7, na Vila Olímpia. O evento contará com a participação do diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, que ministrará uma palestra sobre o ‘Comportamento de consumo e tendências no comércio eletrônico brasileiro’, abordando assuntos como a mudança no perfil do e-consumidor e perspectivas para esse mercado.

Agosto
São Paulo/SP
Fruto de acordo de cooperação entre a Aslog - Associação Brasileira de Logística - e a Fipe/USP - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, foi lançado, durante a XII Conferência Nacional de Logística, o curso MBA Logística Empresarial e Supply Chain, com carga horária de 400 horas dividida em quatro módulos: I – Gestão Contemporânea, Estratégia Empresarial, Processos Gerenciais e Métodos Instrumentais, II – Gestão de Logística Empresarial Integrada, III – Gestão de Processos em Logística Aplicada à Supply Chain e IV – Trabalho de Conclusão de Curso. O curso será coordenado pelos professores doutores Adolpho Walter Pimazoni Canton e Célio Mauro Placer Almeida, e será ministrado na sede da FIPE, à Avenida Paulista 1499, 4º Andar, em São Paulo, as terças e quintas-feiras, com início em agosto próximo. Informações podem ser obtidas pelos emails mba@aslog.org.br e cursospaulista@fipe.org.br. A oferta inicial será de 30 vagas.

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