Coluna do Dia

Kátya Desessards
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ANÁLISE SETORIAL

A crise do vinho é uma vergonha para o País
Amanhã no RS, será o Dia Estadual do Vinho. Mas pouco haverá o que se comemorar. Ontem, dia 3/7, mais de 3 mil produtores de vinho e uva do Rio Grande do Sul – maior produtor de vinho do Brasil, com 95% do mercado - fizeram uma manifestação mais do que justa, em Porto Alegre. Durante a caminhada, que passou por várias ruas da capital gaúcha, os manifestantes protestavam contra a pesada carga tributária de 48,93% sobre o produto final. A forma como o governo federal lida com este setor é uma vergonha. Não é de hoje que o vinho é moeda de barganha quando o governo negocia, principalmente com os países do Mercosul. Dentre as reivindicações do setor estão: redução em 25% dos estoques de vinho, a renegociação de acordos de comércio com o Mercosul (por serem draconianos para o produto nacional), a redução tributária e a criação de uma legislação para os produtos que estão sendo vendidos como vinho, mas não são. A manifestação teve o respaldo de entidades como os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Associação Gaúcha de Vinicultores (AGAVI), Câmara Setorial da Uva e do Vinho, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Federação das Cooperativas de Vinho (Fecovinho) e Sindicato das Indústrias do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho), dentre outras. No País há outros pólos de produção do vinho que iniciam, e podem estar fadados ao insucesso, caso o governo insista em considerar este setor menos importante.


Conheça os números do setor apenas no pólo produtivo do RS:
- 20 mil famílias de viticultores

- 1.200 vinícolas
- 75 mil hectares plantados (sendo 40 mil para produção de sucos e vinhos)
- 12 Estados produzem uvas e vinhos
- 1,2 bilhões de kg de uvas, sendo 50% para a produção de vinhos e sucos
- 300 milhões de litros de vinhos por ano
- R$ 1,2 bilhões de faturamento por ano na indústria

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NOTÍCIAS

Expectativas dos empresários do comércio permanecem em queda
O Ifecap - Índice Fecap de Expectativas nos Negócios - registrou 124,84 pontos em junho, queda de 0,52 pontos, em relação ao registrado em maio. No comparativo com o mesmo mês de 2007, o resultado encerra uma seqüência de sete meses seguidos de alta, e apresenta a primeira queda desde outubro do ano passado. O risco da inflação e o aperto monetário, implementado pelo Banco Central para contê-la, além, é claro, da incerteza quanto aos impactos futuros dessa política sobre o crédito e a renda dos consumidores, explicam também a reversão na expectativa dos empresários. Em relação a maio, houve aumento apenas entre os microempresários (alta de 9,89 pontos). Já entre as grandes empresas a queda foi de 10,57 pontos. Analisando por região, a queda entre as empresas das capitais foi de 0,20 pontos, enquanto que entre as empresas do interior foi de 0,70 pontos.

Empresa mineira firma parceria com grupo gaúcho
Uma das maiores empresas de transporte do país passa a atuar no RS. Com sede em Porto Alegre e filiais, em Caxias do Sul e Santo Antônio da Patrulha, o grupo gaúcho Vitória Provedora Logística firmou parceria com a transportadora mineira Patrus, tornando-se representante exclusiva da mineira em todas as suas unidades de negócios no RS. Somente no primeiro mês de atuação da empresa no mercado gaúcho, foram contratados mais dez funcionários em cada unidade, com acréscimo de 23% na margem de lucro da Vitória. Com 35 anos, a Patrus Transportes atua em toda região Sudeste, além dos estados da Bahia e de Sergipe. Foi eleita pela revista Exame como uma das cem empresas que mais crescem no país, ficando entre as 16 primeiras citadas. “Temos aí um novo conceito em transportes no Rio Grande do Sul. Com a utilização das unidades de distribuição e captação da Vitória Provedora Logística, localizadas em pontos estratégicos, os clientes da Patrus passam a contar com maior agilidade de entrega de suas mercadorias e podem acompanhar todo o desenvolvimento do processo através do site da Patrus”, revela Marcus Vinícius Couto da Silva, diretor administrativo da Vitória Provedora Logística. Ainda de acordo com o empresário, “para a Vitória é fundamental contar com todo o know how conquistado pela Patrus, gerando novas oportunidades de trabalhos diretos e indiretos”.

Setor de genéricos cresce 47,5% no ano

O setor de medicamentos genéricos movimentou, de janeiro a maio deste ano, US$ 802 milhões com a comercialização de 105 milhões de unidades de remédios. A expansão do faturamento na comparação anual, foi de 47,5%, com incremento de 16,5% em unidades frente ao mesmo período de 2007. O resultado dos fabricantes de genéricos contribuiu para o crescimento de 6,8% em volume do mercado farmacêutico. E a expectativa é de que até o final de 2008, seja registrado um crescimento total de 54%.

Suzano investe em logística para sustentar expansão da produção

Após o investimento de US$ 1,3 bilhão em uma nova linha de produção de celulose em Mucuri, na Bahia - o que elevou sua produção em um milhão de toneladas destinadas exclusivamente ao demandado mercado internacional - a Suzano se deparou com duas variáveis que não estavam delineadas em seu projeto de viabilidade do investimento. A desvalorização de mais de 40% na cotação do dólar, que estabelece os preços da celulose no mercado internacional, e a pressão dos custos provocado pelo aumento do combustível. Por causa desse cenário, a empresa atacou o ponto mais sensível de toda a sua operação: a área de logística, que é responsável por 20% dos custos totais da companhia. Por ser uma grande exportadora brasileira em contêiner, conseguiu economizar R$ 50 milhões, com essas revisões. A meta é atender 95% dos pedidos dentro do prazo, superando os atuais 90%. Outro ponto crucial foi a contratação de profissionais melhores qualificados para atender ao cliente. A terceira ação adotada e a mais fundamental, foi a adoção de novas tecnologias de informação que permitem rastrear toda a cadeia da celulose, desde a entrada da madeira nas fábricas até a entrega dos fardos em seus destinos. A Suzano implantou um Centro de Controle Logístico na Bahia, que utiliza tecnologia GPS para rastreamento de todo o trajeto da madeira - da floresta até as fábricas - garantindo controle total dos insumos, organização dos caminhões ao redor da planta e permitir o mapeamento completo da produção. O projeto completo, orçado em US$ 1 milhão, permitirá uma economia de R$ 100 milhões, incluindo os ganhos dos contratos, e garantirá maior competitividade à companhia para consolidar-se como um dos grandes fornecedores mundiais de celulose. Para o monitoramento do transporte de contêineres, desenvolveu em parceria com a GT Nexus e com a Multicom.net uma nova ferramenta que permitirá visualizar a posição de seus navios nos oceanos em todo o mundo. Ainda esse ano, o projeto de automação dos terminais nos portos será concluído, o que vai permitir a visibilidade completa dos estoques internacionais.

Starbucks fecha lojas para combater crise
O desaquecimento da economia americana bateu em cheio na rede de cafeterias mais famosa: a Starbucks. A empresa anunciou que vai fechar 600 pontos de venda próprios, que estão apresentando desempenho abaixo da média e/ou canibalizando lojas nas proximidades. Essa decisão, levará 12 mil pessoas à demissão. A meta será de fechar 70% dos pontos de venda que têm menos de três anos de vida. A Starbucks ainda anunciou que abrirá menos de 200 lojas no ano que vem. Os negócios da empresa no Brasil não serão afetados, pois diferente dos EUA, aqui no País a expectativa é de obter bons resultados com as novas operações.

Expectativa de expansão do mercado de cartões é positiva
O crescimento acelerado registrado no mercado interno de cartões, nos primeiros seis meses deste ano, levou a Abecs - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços - a aumentar suas expectativas em relação ao desempenho do setor para fechamento de 2008. Em janeiro, a entidade acreditava que haveria um incremento de 20% no total de gastos com plásticos, mas o mercado cresceu acima deste patamar em todo o semestre. Na nova estimativa, os brasileiros devem gastar R$ 387,5 bilhões com cartões em 2008 e o País chegará em dezembro, com 498 milhões de cartões em circulação, considerando todas as modalidades (crédito, débito, loja e rede). Ao todo a ABECS acredita que serão feitas mais de 6,1 bilhões de transações. Estes números representam índices de crescimento de 14% na base de cartões, 20% no número de operações realizadas e 24% no faturamento do setor.

Casa do Pão de Queijo prevê abrir mais dez franquias
A maior rede de cafeterias em número de lojas do País, Casa do Pão de Queijo, estima fechar cerca de 10 contratos com as negociações iniciadas durante a ABF Franchising Expo, que aconteceu na semana passada em São Paulo, além das 50 unidades que já pretendia abrir até o final do ano. Segundo a empresa, houve um crescimento de 10% no número de pessoas interessadas em abrir uma franquia, em relação ao evento realizado em 2007. A estimativa é de que 500 visitantes tenham passado pelo estande da rede durante os quatro dias da ABF Expo.

Shoppings do Rio de Janeiro ampliam mix
Alguns shopping centers, administrados pela Ancar, anunciaram novidades em seu mix de lojas. O Shopping Nova América, em Del Castilho/RJ, por exemplo, fechou contratos com a rede de eletroeletrônicos Ricardo Eletro e com as grifes Equatore e Leeloo. Em agosto o centro de compras receberá uma unidade da rede de restaurantes Siri, a primeira em um shopping; uma unidade do Columbia Galeteria (ambos na expansão da Rua do Rio); e a loja de moda jovem Zinzane. Já no São Gonçalo Shopping, o mix de lojas ganhou no final de semana uma loja da australiana Billabong, uma das líderes do segmento surfwear e skatewear. Nos próximos meses, chegarão ao mall marcas como City Shoes, Equatore, Ricardo Eletro, Sleep Star e In Vogue. No Rio Design Barra, por sua vez, a Billabong também abrirá suas portas, ao lado da Bobstore, Santa Lolla e Carmen Steffens.

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AO PONTO...

- O fundo norte-americano Matlin Patterson anunciou, ontem, a conclusão da aquisição de uma nova empresa de carga aérea nos Estados Unidos, a Arrow Cargo, que terá reflexo direto nos destinos da VarigLog.

- A inflação representa um risco à economia brasileira, mas o Brasil continua sendo atraente para investidores graças à política agressiva do Banco Central no combate à escalada de preços, avaliam analistas estrangeiros.

- Depois de protestos e uma promessa de reunião entre a secretaria municipal de transportes de SP e os sindicatos dos transportadores, a Prefeitura da capital paulista convocou às pressas, um encontro com os principais transportadores que atuam na área demarcada, para tentar dirimir o impasse e para que não haja problemas de abastecimento.

- O presidente da siderúrgica Usiminas, Marco Antônio Castelo Branco, informou ontem que a empresa iniciará, dentro de 30 dias, a construção de um porto na baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro, por onde pretende exportar parte do minério produzido em jazidas de sua propriedade, adquiridas em fevereiro da Mineração J. Mendes.

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CURIOSIDADE

Procura por edição limitada, muda planos de fabricante
A Tag Heuer, fabricante suíça de relógios de luxo, lançou em 2007 um modelo com edição limitada de 3,5 mil unidades de um relógio inspirado na Mercedes SLR McLaren, que é um dos carros mais velozes do mundo. Para o Brasil vieram apenas nove relógios que foram vendidos em apenas três dias, ao preço de R$ 16,4 mil cada. O modelo foi tão solicitado no mundo inteiro, tantos e-mails foram enviados à Tag Heuer, que a empresa decidiu abrir uma exceção e vai lançar, em outubro deste ano, uma linha definitiva inspirada no mesmo modelo, porém agora batizado de SLR Laptimer. Os afoitos brasileiros vão ter que esperar, pois o modelo só chegará por aqui no ano que vem. Mas a colunista dá uma forcinha e divulga o telefone da representante no Brasil, 0800-227-442 e o site da fabricante para aqueles que não tiverem paciência de esperar: www.tagheuer.com.

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OBSERVATÓRIO

O E-Press.biz Economia & Mercado, tem este espaço – Observatório - para a livre exposição de seus leitores e das assessorias de imprensa.

Decisão do STJ joga água fria nas ações judiciais contra a Brasil Telecom
A 2ª Seção do STJ estendeu a decisão adotada para apuração do valor patrimonial das ações da Brasil Telecom para a operação denominada de dobra acionária. Pelo entendimento já pacificado pelo corte, "o valor patrimonial das ações deve ser apurado no mês da respectiva integralização, tendo como base de cálculo o balancete do mês em que foi efetuado o primeiro ou único pagamento".
A partir de agora, este é o valor que também deve ser considerado para a dobra acionária. A decisão fixa o direcionamento para o cálculo de milhares de processos que tramitam em vários tribunais. Mas advogados que defendem os acionistas anunciam que vão recorrer ao STF. "Vamos reagir legal e constitucionalmente contra o balde de água fria que acabamos de receber em pleno inverno, jogado contra nós" - disse um dos advogados presente à sessão de julgamento.
Acompanhando o voto do relator, ministro Sidnei Beneti, a 2ª Seção deu parcial provimento ao recurso da Brasil Telecom em ação judicial em que contende com Seno Leonhardt, para aplicar o sistema de cálculo do balancete à dobra acionária – direito ao recebimento dos acionistas da Cia. Riograndense de Telecomunicações de idêntico número de ações da Celular CRT Participações S/A (atual Vivo), criada em face da cisão do capital acionário da CRT.
De acordo com o relator, se o acionista já teve assegurado o direito à diferença de ações da CRT, por óbvio, que o efeito desta complementação alcança a chamada dobra acionária, ocorrida posteriormente, devendo ter, por conseguinte, complementação de número de ações da Celular CRT Participações S/A calculado segundo o valor patrimonial das ações originárias, nos termos do precedente relatado pelo ministro Hélio Quaglia Barbosa, falecido em janeiro deste ano.
Durante o julgamento, o ministro Beneti afirmou que "o excessivo número de processos envolvendo a aquisição de linhas telefônicas junto a então CRT, está estrangulando os trabalhos do STJ".
O entendimento firmado pelo STJ pretende nortear o julgamento de mais de 14 mil ações sobre o mesmo assunto que tramitam no STJ. Assim, o acionista de telefonia celular contemplado com a dobra acionária, receberá a quantidade de ações correspondente ao valor patrimonial na data da integralização, tomando como base o balancete daquele mês e sem aplicação de correção monetária como fator de atualização.
Os contratos de participação financeira envolvendo as companhias telefônicas, surgiram em 1972, quando o Governo Federal começou a expandir o serviço de telefonia fixa no Brasil, por meio de um mecanismo de autofinanciamento. Estes contratos vinculavam a aquisição da linha telefônica a uma contribuição para a operadora (empresas estatais que operavam em regime de monopólio local) que, por sua vez, comprometia-se a restituir este subsídio na forma de ações da própria empresa ou da Telebrás. A advogada Aline Collett atuou em nome da Brasil Telecom. O acórdão ainda não está disponível.

(Fonte: redação do Espaço Vital)

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AGENDA BRASIL
Julho

Hoje - Dia 3 e 4 – Caxias do Sul/RS
Entre os dias 1°/7 e 4/7, acontecerá o Seminário Nacional da Rede Fundação Pescar, que este ano será realizado no Hotel Samuara, em Caxias do Sul/RS com a participação de aproximadamente 80 orientadores das empresas franqueadas de todo país. No dia 2, às 20h, haverá um jantar mesa-redonda com a participação de importantes empresários da região. Com o tema “Liderança Responsável em Rede”, o jantar tem como objetivo discutir a liderança socialmente responsável. O tema desta edição é “Aprendendo a Pescar com a Rede” e tem como objetivos proporcionar o desenvolvimento contínuo do orientador; oportunizar espaços para a troca de experiências e integração entre os principais atores das Unidades Pescar, fortalecendo o desenvolvimento do trabalho em Rede. Para saber sobre o Projeto Pescar acesse o site www.projetopescar.org.br.

Dia 7 e 8 – Rio de Janeiro/RJ
A armazenagem é a função logística que mais evoluiu nos últimos anos. A atividade antes meramente operacional, com foco na guarda de produtos, passou a ter um enfoque mais estratégico, priorizando o alto giro dos produtos, qualidade e velocidade de separação dos pedidos e aumento de produtividade através da maior utilização de tecnologias. Dentro desta visão, o Centro de Estudos em Logística do Coppead/Ufrj, oferecerá nos próximos dias 7/7 e 8/7, no Rio de Janeiro, o curso de Gestão Estratégica da Armazenagem. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dia 14 e 15 – Rio de Janeiro/RJ

O setor de Operadores Logísticos tem apresentado notável crescimento, não só em receitas como também na oferta de serviços, que tem colocado a disposição das empresas interessadas em terceirizar certas atividades. O curso que acontecerá nos dias 14/7 e 15/7 procurará mostrar em que consiste uma terceirização estratégica (não aquela em que uma empresa procura livrar-se de um problema), e como os operadores logísticos têm se preparado para atuar em parceria com seus clientes, oferecendo soluções customizadas. O curso enfatiza, ainda, as etapas de um processo estruturado de seleção de operador logístico, mostrando porque a falta de cuidado na escolha do operador é a principal causa de fracasso no relacionamento entre embarcadores e prestadores de serviços. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dias 22 e 23 – Rio de Janeiro/RJ
Com o crescimento da complexidade nas empresas e no ambiente competitivo, visão holística e capacidade de analisar de forma integrada as dimensões de custo e nível de serviço, passaram a ser habilidades fundamentais para os profissionais da área de logística. O Centro de Estudos em Logística do Coppead/Ufrj, com mais de 10 anos de experiência na execução de projetos de consultoria, ensino e pesquisa na área, está lançando o curso de Planejamento Logístico Integrado, no qual serão analisados os principais trade-offs da área. Este curso, que é focado na execução de exercícios práticos, aulas dinâmicas, análise de casos reais de grandes empresas e no jogo interativo Inter Planning, ainda apresentará a metodologia para a execução de um Plano Diretor de Logística para empresas. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dia 22 – São Paulo/SP
O ciclo de Cursos em Logística 2008, em São Paulo, terá início no próximo dia 22 de julho. Serão 12 cursos concebidos com o objetivo de abranger todas as atividades e funções da Logística e Supply Chain. A abertura do Ciclo será pelo curso Planejamento Logístico Integrado, cujo propósito é auxiliar as empresas na estruturação de suas operações logísticas e na identificação de oportunidades de redução de custos e melhoria do nível de serviço. Colocam-se a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais no telefone (21) 2598-9812. Informações e inscrições: www.centrodelogistica.org.

Dia 29 – São Paulo/SP
A Conferência e-Commerce realizada pela IQPC - International Quality & Productivity Center - trará para São Paulo, Capital, sua 3ª edição, que será realizada no dia 29/7, na Vila Olímpia. O evento contará com a participação do diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, que ministrará uma palestra sobre o ‘Comportamento de consumo e tendências no comércio eletrônico brasileiro’, abordando assuntos como a mudança no perfil do e-consumidor e perspectivas para esse mercado.

Agosto
São Paulo/SP
Fruto de acordo de cooperação entre a Aslog - Associação Brasileira de Logística - e a Fipe/USP - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, foi lançado, durante a XII Conferência Nacional de Logística, o curso MBA Logística Empresarial e Supply Chain, com carga horária de 400 horas dividida em quatro módulos: I – Gestão Contemporânea, Estratégia Empresarial, Processos Gerenciais e Métodos Instrumentais, II – Gestão de Logística Empresarial Integrada, III – Gestão de Processos em Logística Aplicada à Supply Chain e IV – Trabalho de Conclusão de Curso. O curso será coordenado pelos professores doutores Adolpho Walter Pimazoni Canton e Célio Mauro Placer Almeida, e será ministrado na sede da FIPE, à Avenida Paulista 1499, 4º Andar, em São Paulo, as terças e quintas-feiras, com início em agosto próximo. Informações podem ser obtidas pelos emails mba@aslog.org.br e cursospaulista@fipe.org.br. A oferta inicial será de 30 vagas.

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