Coluna do Dia

By Kátya Desessards
_______________________

Mercado online no Brasil cresce sem parar
O mercado online brasileiro é o que mais cresce no mundo e tem, segundo especialistas no setor, ainda muito a expandir para os próximos 10 anos. São mais de 41 milhões de brasileiros com acesso à internet. O número, divulgado pelo Ibope Net/Ratings, se refere ao primeiro trimestre de 2008 que contabilizou acessos à web, a partir de residências, trabalho, escola, biblioteca, lan houses ou outros ambientes. O número de pessoas que acessam a internet a partir de casa, cresceu 29% na comparação anual, para 23,1 milhões de pessoas. O tempo que esses usuários passam na web também aumentou, segundo o Ibope, para uma média de 23 horas e 48 minutos ao mês. Esse dado coloca o Brasil em primeiro lugar no ranking da quantidade de horas de acesso à internet, seguido pelo Japão (21h34min em média), França (20h23min) e Estados Unidos (19h46min).

Investidores de olho no Brasil
A consultoria norte-americana KMPG apresentou uma projeção da migração dos investimentos internacionais para os próximos cinco anos. O Brasil está em sexto lugar na preferência estratégica de investimento das empresas multinacionais, ficando inclusive a frente de países como Alemanha, França, Itália e Japão. No estudo, foram levados em conta empresas já atuantes nesses países, e empresas que pretendem alçar vôos para outros mercados. A grande campeã é a China que, segundo a KMPG, deve superar os Estados Unidos como destino de investimentos estrangeiros. De qualquer forma, a sexta colocação é uma boa notícia para o mercado brasileiro, pois dá lastro para que o investidor interno tenha mais otimismo a médio prazo.

Brasileira no Worldwide Partner Conference 2008
A empresa gaúcha Processor estará em Houston, Texas/EUA, para participar do Worldwide Partner Conference 2008, que acontece de 7/7 a 10/7, reunindo os principais parceiros da Microsoft. A empresa foi premiada nos últimos três anos por projetos e soluções realizadas, tendo alcançado reconhecimento mundial. Estão inscritos 73 parceiros da Microsoft, que atuam em 22 cidades do País. Nesta Conferência são esperadas mais de 10 mil pessoas de empresas parceiras em todo o mundo. O prêmio do Worldwide Partner Conference 2008, é o reconhecimento a desenvolvedores de soluções para clientes Microsoft. Cleber Voelzke, diretor da Microsoft para pequenas e médias empresas parceiras do Brasil, fala sobre a importância do evento: "Os participantes poderão conferir sessões técnicas e de negócios dedicadas aos principais produtos, além do acesso a treinamentos específicos. O evento também é gerador de oportunidades para a criação de redes de negócios entre os parceiros de diferentes países."Neste ano, a Processor foi indicada como finalista no Worldwide Partner Conference 2008, na competência de Business Intelligence - Latam com a solução Processor Business Intelligence.

Japonesa Takashimaya lucra 14% menos

A gigante Takashimaya, principal rede de lojas de departamentos do Japão, declarou que seus lucros, tiveram nos três meses encerrados em maio (primeiro trimestre do ano fiscal), uma queda de 14%, para 8,5 bilhões de ienes (US$ 80,65 milhões). O resultado foi atribuído ao fraco desempenho das vendas de vestuário (-5%) e de jóias (-8%). O lucro operacional caiu em 3%, tendo registrado 240,1 bilhões de ienes. A Takashimaya ensaia sua expansão mundial e o Brasil é um dos mercados que os executivos da empresa cogitam para iniciar os investimentos internacionais.

A dança das cadeiras nos bancos privados

Os primeiros a iniciarem a leva de mudanças no seu quadro executivo são os Bancos Itaú e Citibank. O segundo do board do Citi no Brasil, Gilberto Caldart, que tinha uma posição bastante audaz – (ele defendia estratégias de expansão mais agressivas para aumentar o número de agências), não é mais o responsável pela área de varejo. Caldart permanece no Citibank, mas ainda, não foi anunciado sua nova posição na alta administração do banco. O Itaú segue na tendência. Desde a entrada de Geraldo Carbone ao banco, muito já mudou na estrutura de gestão interna, mas as novidades maiores ainda estão por vir. Um dos passos importantes de Carbone, e que pode estar assinalando uma tendência estratégica do Itaú no mercado, foi o anúncio da contratação de Miltonleise Carreiro para comandar a área de cartões aos não correntistas do banco. O novo executivo do Itaú, vem do Banco Ibi (braço financeiro da C&A). Outros dois bancos privados também ensaiam suas danças das cadeiras, mas isso deve acontecer no segundo semestre, pós-período das eleições municipais.

Shopping Canoas e IBI lançam cartão

O Canoas Shopping, de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, lançou seu cartão de crédito com bandeira MasterCard, em parceria com o Banco IBI. O cartão pode ser utilizado em qualquer loja conveniada à MasterCard. Neste mês de julho, em comemoração ao lançamento, os clientes que utilizarem o cartão para compras no shopping participarão de promoções especiais de descontos.

Grife italiana entra no Brasil através de joint-venture
A Global Franchise firmou uma joint-venture com a marca italiana Nara Camicie, uma das maiores redes de camisaria da União Européia. Com contrato de exclusividade formado entre as partes, os parceiros lançaram na semana passada a Master - franquia brasileira da marca. Com mais de 400 lojas no mundo, a camisaria dispõe de um mix de produtos de qualidade reconhecida e de um planejamento de marketing bastante agressivo. A empresária Camila Cunha Tavares é a encarregada pelas coleções no Brasil, e sua meta para a nova franquia é alcançar um rápido crescimento em médio prazo, tendo como alvo as grandes capitais brasileiras.

Yoki investe em novos produtos à linha de refrescos
Lançada em 2001, a linha de refrescos da Yoki ganhou mais seis novos sabores. A linha Regular passa a contar com as variantes: Goiaba, Pêssego, Morango, Caju e o misto de Laranja com Mamão, todas com vitamina A, C, D e ferro. Já o sabor Uva, rico em vitamina C, chega para a linha Light, que conta agora com oito variantes. Os refrescos Yoki têm preço praticado pelo mercado de R$ 0,59. A indústria acredita na rápida popularização e consolidação destes novos produtos à linha e já pensam em novos lançamentos para 2009.

Instituto Methodus contrata consultoria da WLine.biz
A empresa de consultoria WLine.biz - Intelligent Business Strategies, da jornalista e especialista em estratégia, Kátya Desessards, realiza consultoria de imagem e mercado para o Instituto Methodus de Pesquisa, de Porto Alegre. A primeira ação desenvolvida pela consultoria foi à criação do Projeto Pesquisa Transparente, que está sendo realizada em parceria com o jornal Correio do Povo. O Instituto Methodus é responsável, nas eleições municipais deste ano, pelas pesquisas de intenção de voto dos portoalegrenses à prefeitura da Capital gaúcha, que estão sendo publicadas pelo jornal Correio do Povo. A série de pesquisas, que iniciou em maio, já está na terceira edição e podem ser acessadas pelos sites www.institutomethodus.com.br e www.correiodopovo.com.br. O projeto foi concebido para ser realizado nas entidades representativas do setor privado, e tem por objetivo, dirimir as dúvidas dos empresários sobre a metodologia e análises de uma pesquisa eleitoral. A primeira entidade a agendar a palestra dentro do cronograma do Projeto Pesquisa Transparente, foi a AGEOS - Associação Gaúcha das Empresas de Obras de Saneamento -, realizado ontem, dia 1/7, às 14h, no auditório da Sociedade de Engenharia, em Porto Alegre, com a presença do diretor de redação do Correio do Povo Telmo Flor, diretora da Methodus Margrid Sauer, de toda a diretoria da AGEOS e empresários do setor de obras de saneamento. Outras entidades como: Sinduscon, Federasul, IEE, Sicepot, Fecomércio já mostraram interesse e devem entrar no cronograma de palestras do Projeto Pesquisa Transparente. Após as eleições, o Instituto Methodus dará inicio a fase de expansão de mercado no País, a WLine.biz desenvolve o planejamento das estratégias para a empresa alcançar esta meta.

_____________________

ANÁLISE SETORIAL

Franchising é bom negócio para empresas brasileiras no exterior

Um número cada vez maior de empresas brasileiras vem descobrindo as enormes possibilidades de crescimento no mercado externo. São micro, pequenas e médias indústrias e empresas de serviços que já atuam – praticamente – só no mercado internacional, negociando em dólar e algumas em euros. Apesar de certa perda quando da conversão do dólar ou do euro para o real, mesmo assim, os empresários focados neste mercado não querem investir numa expansão no mercado doméstico. Avaliando a grosso modo, pode parecer que a matemática não fecha, pois a perda na conversão para a moeda brasileira é notória. Entretanto, outros fatores influenciam com maior peso: a continuidade das parcerias, a assiduidade no pagamento, a constância no crescimento para novos mercados e a possibilidade de girar com o capital no exterior, são elementos suficientes para que estes empresários permaneçam a expandir seus negócios no exterior. O setor de franchising é um dos exemplos deste crescente movimento de brasileiros investindo fora do País. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o processo de internacionalização das franquias brasileiras tem acelerado nos últimos cinco anos, em 2006, por exemplo, eram 35 grifes nacionais estabelecidas em 30 países. Hoje, este número passou para 52 marcas atuando em 39 países. Portugal é o país que lidera a preferência de destino das empresas brasileiras no exterior: são 29 grifes. Para este ano, o número de marcas nacionais em processo de internacionalização subirá para 60. E para 2009, as expectativas são ainda melhores, pois inúmeras empresas brasileiras já ingressaram com projetos de expansão ou estão em busca de parceiros no exterior.

_________________

CURIOSIDADE

Ter um avião pode estar mais perto do que você pensa...
Este é o sonho da empresa norte-americana Icon Aircraft. Ela quer que: ter um avião não seja mais uma exclusividade de poucos afortunados, mas a realização de um sonho concreto para um número maior de pessoas aficionadas pelas alturas. A estratégia de mercado da Icon Aircraft é bastante viável, pois trás dos costumeiros milhões para números mais plausíveis o seu novo modelo chamado de Icon A5: que custa US$ 139 mil. O Icon A5, é um avião anfíbio pequeno, produzido em fibra de carbono, com espaço para duas pessoas, de fácil manejo de pilotagem, possui asas dobráveis e alcança a velocidade de 200km/h. O modelo – versão popular - entrará para comercialização no mercado em 2010. Os interessados devem se apressar e encomendar o seu, pois a lista de espera, para quando o avião entrar no mercado, já está em sete meses e a tendência é aumentar. Por isto, acesse o site www.iconaircraft.com e peça o seu. Detalhe: por causa das asas dobráveis você poderá aguardá-lo em sua garagem. Este é um modelo que irá se adaptar muitíssimo bem aos felizes donos de casas em Búzios, por exemplo, pois como o avião é anfíbio ele pode descer e subir n’água.

__________________
OBSERVATÓRIO

O E-Press.biz Economia & Mercado, tem este espaço – Observatório - para a livre exposição de seus leitores e das assessorias de imprensa.

Toyota completa 50 anos de Brasil
A Toyota completa, em 2008, 50 anos de atividades no Brasil. “Nós temos o Jeito Toyota de Ser e o Jeito Toyota de Vender, que é o alinhamento e a padronização”. Com esta frase, o presidente da Toyota Mercosul, Shozo Hasebe, em sua palestra, ontem pela manhã, durante o 9º Congresso Internacional da Qualidade para Competitividade, no Auditório do Teatro do Sesi/Fiergs, em Porto Alegre.
Hasebe apresentou números da empresa japonesa, que teve a sua primeira fábrica instalada no estado de São Paulo, em 1958 e a 2ª planta instalada em 1998, na Capital paulista. Atualmente, a Toyota tem 68 plantas em 27 países. Em 2007 foram fabricados 9,5 milhões de veículos, sendo que 9,3 milhões foram vendidos. O Brasil possui 122 revendas e, no ano de 2007, foram comercializados 72 mil veículos, um recorde de vendas. Desde 1966, o Toyota Corolla vendeu mais de 33 milhões de Unidades em todo o mundo.
O Sistema de Produção da Toyota consiste em dois pilares básicos: a Melhoria Contínua e o Respeito pelas Pessoas. “Devemos fazer mais com menos. Produzir estritamente o necessário e na hora certa, sempre pensando no cliente”, ressaltou Hasebe. Ele afirmou que a Toyota possui o Jidouka, que consiste num sistema que interrompe a linha de produção caso haja alguma anomalia. “Os funcionários não precisam se preocupar nos detalhes da produção, pois se houver algum erro, o sistema é acionado imediatamente”, contou Hasebe. Completou afirmando que “uma vez identificada a anomalia no processo, é interrompida a linha de produção e inicia-se o ciclo de controle da Qualidade para a resolução do problema”.
O Sistema de Gestão e Controle da Qualidade na empresa japonesa inclui o 4S, considerado fundamental para a base da qualidade na organização. O 4S significa Seiri; Seiton; Seinen e Seiketsu (Organizar, ordenar, limpar e higienizar). Hasebe também destacou ainda que os serviços de venda e pós-venda da Toyota atingiram, em 2007, índices de satisfação dos clientes de 90% e 92%, respectivamente.
(Fonte: Matéria enviada pela assessoria de imprensa do 9º Congresso Internacional da Qualidade para Competitividade)


____________________
AGENDA BRASIL
Julho

Hoje - 2 – Porto Alegre/RS
Com o tema Sustentabilidade para Crescer, o 9º Congresso Internacional da Qualidade para Competitividade acontece de 30/6 a 2/7, no auditório do Teatro do Sesi, na Fiergs, em Porto Alegre/RS. O evento reunirá lideranças e especialistas do Brasil e do exterior para três dias de intensa troca de idéias, conceitos e experiências sobre Sustentabilidade. Interessados podem obter mais informações pelo telefone +55 51 3221.2663 ou acessar www.portalqualidade.com/pgqp.

Hoje - Dias 2 a 4 – Caxias do Sul/RS
Entre os dias 1°/7 e 4/7, acontecerá o Seminário Nacional da Rede Fundação Pescar, que este ano será realizado no Hotel Samuara, em Caxias do Sul/RS com a participação de aproximadamente 80 orientadores das empresas franqueadas de todo país. No dia 2, às 20h, haverá um jantar mesa-redonda com a participação de importantes empresários da região. Com o tema “Liderança Responsável em Rede”, o jantar tem como objetivo discutir a liderança socialmente responsável. O tema desta edição é “Aprendendo a Pescar com a Rede” e tem como objetivos proporcionar o desenvolvimento contínuo do orientador; oportunizar espaços para a troca de experiências e integração entre os principais atores das Unidades Pescar, fortalecendo o desenvolvimento do trabalho em Rede. Para saber sobre o Projeto Pescar acesse o site www.projetopescar.org.br.

Hoje - Dia 2 – Porto Alegre/RS
O Seprorgs - Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul -, comemora na próxima quarta-feira, dia 2/7, seu 22° aniversário. O coquetel com o tema “Os 22 anos de conquistas do Setor de TI”, será no Salão Imperatriz da Associação Leopoldina Juvenil, a partir das 19h30. Atualmente, o Seprorgs conta com cerca de 300 associados. A meta até 2020 é inaugurar 20 escritórios regionais. O primeiro deles foi instalado em Caxias do Sul em novembro do ano passado. Santa Maria receberá a segunda unidade ainda neste semestre. A abertura de delegacias no Interior visa fomentar o desenvolvimento das empresas de TI de todo o Estado.

Dias 7 a 8 – Rio de Janeiro/RJ

A armazenagem é a função logística que mais evoluiu nos últimos anos. A atividade antes meramente operacional, com foco na guarda de produtos, passou a ter um enfoque mais estratégico, priorizando o alto giro dos produtos, qualidade e velocidade de separação dos pedidos e aumento de produtividade através da maior utilização de tecnologias. Dentro desta visão, o Centro de Estudos em Logística do Coppead/Ufrj, oferecerá nos próximos dias 7/7 e 8/7, no Rio de Janeiro, o curso de Gestão Estratégica da Armazenagem. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dias 22 e 23 – Rio de Janeiro/RS

Com o crescimento da complexidade nas empresas e no ambiente competitivo, visão holística e capacidade de analisar de forma integrada as dimensões de custo e nível de serviço, passaram a ser habilidades fundamentais para os profissionais da área de logística. O Centro de Estudos em Logística do Coppead/Ufrj, com mais de 10 anos de experiência na execução de projetos de consultoria, ensino e pesquisa na área, está lançando o curso de Planejamento Logístico Integrado, no qual serão analisados os principais trade-offs da área. Este curso, que é focado na execução de exercícios práticos, aulas dinâmicas, análise de casos reais de grandes empresas e no jogo interativo Inter Planning, ainda apresentará a metodologia para a execução de um Plano Diretor de Logística para empresas. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dia 29 – São Paulo/SP

A Conferência e-Commerce realizada pela IQPC - International Quality & Productivity Center - trará para São Paulo, Capital, sua 3ª edição, que será realizada no dia 29/7, na Vila Olímpia. O evento contará com a participação do diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, que ministrará uma palestra sobre o ‘Comportamento de consumo e tendências no comércio eletrônico brasileiro’, abordando assuntos como a mudança no perfil do e-consumidor e perspectivas para esse mercado.

Agosto
São Paulo/SP
Fruto de acordo de cooperação entre a Aslog - Associação Brasileira de Logística - e a Fipe/USP - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, foi lançado, durante a XII Conferência Nacional de Logística, o curso MBA Logística Empresarial e Supply Chain, com carga horária de 400 horas dividida em quatro módulos: I – Gestão Contemporânea, Estratégia Empresarial, Processos Gerenciais e Métodos Instrumentais, II – Gestão de Logística Empresarial Integrada, III – Gestão de Processos em Logística Aplicada à Supply Chain e IV – Trabalho de Conclusão de Curso. O curso será coordenado pelos professores doutores Adolpho Walter Pimazoni Canton e Célio Mauro Placer Almeida, e será ministrado na sede da FIPE, à Avenida Paulista 1499, 4º Andar, em São Paulo, as terças e quintas-feiras, com início em agosto próximo. Informações podem ser obtidas pelos emails mba@aslog.org.br e cursospaulista@fipe.org.br. A oferta inicial será de 30 vagas.

__________________
EXPEDIENTE

Produção: WLine.biz - Intelligent Business Strategies / wline@wline.biz
Fotos: Nilton Santolin / www.niltonsantolin.fot.br
Consultoria em TI: De Santi - It Solutions / www.desanti.com.br / +55 51 8124.9772
Revisão: Professora Lúcia Iná Sá d’Oliveira / + 55 51 9299.1274

O E-Press.biz é um veículo de informação independente e isento. Envie sua sugestão de pauta ou press-releases para katya@wline.biz e contate diretamente com a colunista. O mailing é nacional e atinge mais de 10 mil pessoas nos estados do RS, SC, PR, SP, RJ e DF.

Perfil do público: empresários, jornalistas, diretores de veículos, executivos, profissionais liberais e consultores.

Os direitos autorais deste Blog são protegidos pela lei nº 9.610/98.
Kátya Desessards & WLine.biz - Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados