Coluna do Dia

By Kátya Desessards
_______________________
To think today ...

"Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne."
Albert Einstein
____________________

Jornal O Estado de S. Paulo na berlinda
O Estadão, como é carinhosamente chamado, está passando por problemas financeiros. O primeiro reflexo disto, são as demissões que já estão ocorrendo em todas as esferas da empresa. E a redação não fugiu do esquema, vários jornalistas já foram demitidos por conta da situação. Ao todo foram 20 funcionários demitidos de uma leva só. A especulação é grande. Mas duas coisas são reais: que o jornal está com um rombo nas suas finanças; e que um grupo de investidores já andou rondando com intenções de compra. Com 129 anos de história, o Estadão é um dos ícones paulistanos, cresceu com a cidade . É o mais antigo dos jornais de São Paulo ainda em circulação. Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez o jornal ‘A Província de S. Paulo’ - seu nome original. Somente em janeiro de 1890, após o estabelecimento de uma nova nomenclatura para as unidades da federação pela República, receberia sua atual designação. O jornal foi fundado por 16 pessoas reunidas por Manoel Ferraz de Campos Salles e Américo Brasiliense, concretizando uma proposta de criação de um diário republicano surgida durante a realização da Convenção Republicana de Itu, com o propósito de combater a monarquia e a escravidão. Hoje o Grupo Estado é formado por outras empresas, além do jornal O Estado de S. Paulo, como o Jornal da Tarde, a Agência Estado, a rádio Eldorado, e do Portal Estado.com.br. Seria uma grande pena que este símbolo caísse em mãos estrangeiras. Apesar das restrições ao capital externo a adquirir controle acionário de empresas de comunicação, isto não tem sido empecilho algum.

Correios dentre as 50 melhores empresas do mundo
A ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos alcançou um feito inédito: pela primeira vez apareceu em uma lista ‘Top 50’, criada pelo Reputation Institute, que é uma organização sediada em Nova York/EUA, e publicada pela revista norte-americana Forbes.

Vanilla Caffè vai investir em 100 novas lojas

Com apenas dois anos no mercado brasileiro, a rede de cafeterias Vanilla Caffè está com uma estratégia bastante ofensiva para os próximos cinco anos. A empresa espera reforçar sua expansão no mercado nacional para se tornar uma referência do seu segmento. E para atingir esta almejada posição, irá abrir nos próximos cinco anos, 100 lojas no Brasil. A rede Vanilla Caffè possui hoje 34 unidades, distribuídas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Pará, Amazonas, Ceará e Rio Grande do Norte. Já para 2008, a empresa pretende inaugurar as primeiras 15 novas unidades dentro da meta de expansão.

iTunes chega a 5 bilhões de downloads
A Apple está com os sorrisos de orelha a orelha. A empresa anunciou que as vendas de música pelo serviço iTunes passaram de 5 bilhões de canções e que os usuários estão alugando ou comprando mais de 50 mil vídeos diariamente. A Apple, que é atualmente a maior varejista de música dos Estados Unidos, possui um catálogo de mais de oito milhões de músicas, 20 mil programas de TV e 2 mil filmes, sendo que 350 estão em alta definição. A empresa tem vendido cerca de 13 milhões de canções diariamente. Os números do faturamento ainda não foram divulgados, mas se pode ter uma idéia de quantos zeros ele terá pelo apetite do consumo registrado.

Metade da frota da VarigLog no chão
A Anac - Agência Nacional de Aviação Civil - proibiu que metade da frota da transportadora aérea de cargas VarigLog pudesse voar, por alegar falta de segurança dos aviões. A assessoria de imprensa da Anac afirmou que, após realizar uma inspeção não-programada no centro de manutenção da empresa, em Guarulhos (SP), técnicos da Superintendência de Segurança Operacional do órgão, encontraram problemas em seis das 12 aeronaves em operação. De acordo ainda com a assessoria, desde o dia 20, estão impedidos de voar um DC 10; dois MD 11; dois Boeings 727 e um Boeing 757. Além da manutenção das aeronaves ter sido feita em oficinas que, apesar de homologadas pela Anac, não estão credenciadas para fazer o tipo de serviço exigido, um dos aviões estava com o seguro obrigatório vencido. A empresa fica impedida de usar os seis aviões até que corrija os problemas encontrados e submeta estas aeronaves a uma nova inspeção dos técnicos da Anac. O antigo grupo Varig vendeu a VarigLog, em 2005, para a Volo do Brasil - consórcio composto pelo fundo de investimentos norte-americano Matlin Patterson e por três empresários brasileiros: Marco Antonio Audi, Luiz Eduardo Gallo e Marcos Haftel. Em 1º de abril deste ano, o juiz José Paulo Magano, da 17ª Vara Cível de São Paulo, afastou os três brasileiros da administração da empresa, determinando que a Volo Logistics, controlada integralmente pelo Matlin Patterson, assumisse a gestão da VarigLog. Entretanto, como o Código Brasileiro de Aeronáutica proíbe que estrangeiros sejam proprietários de mais de 20% das ações de uma companhia aérea nacional, o juiz determinou que a empresa buscasse, em 60 dias, uma nova composição societária. O prazo venceu no dia 30/5 e a Anac notificou a empresa da irregularidade, concedendo mais 30 dias para que a VarigLog regularizasse a situação. Mas parece que a empresa está tendo dificuldade de ‘achar’ um executivo para o cargo.

Grupo Izzo unifica ações
O Grupo Izzo, representante das marcas Harley-Davidson, Buell, Ducati, Triumph, Malaguti, MV Agusta, Husqvarna e Polaris no Brasil, decidiu unificar todas as ações de cultura e experiência da marca Izzo sob um único evento: o Imocx -Izzo Moto Culture & Xperience. O evento Izzo Moto Experience, para apreciadores de motos e corridas, foi totalmente reformulado e passa agora a ser chamado Imocx Weekend, com atrações para toda a família. Na primeira edição, que ocorreu nos dias 31/5 e 1º/6 no Autódromo de Interlagos/SP, os convidados tiveram spa e cursos de cuidados para a pele (direcionados ao público feminino) e Espaço Kids, com curso de pilotagem para crianças. A segunda edição do Imocx Weekend está agendada para os dias 23/8 e 24/8, também em Interlagos. O investimento no novo posicionamento da marca equivale a 30% do orçamento anual de marketing da companhia no Brasil. A estratégia é substituir também, futuramente, a marca Grupo Izzo na comunicação pela Imocx.

________________________
ANÁLISE SETORIAL

Inflação deve iniciar desaceleração
O sentimento de pessimismo que tomou conta do mercado por causa da inflação em alta, não deve perdurar. O horizonte futuro não se mostra assim tão ruim. Mesmo que os números apresentem agora um cenário nada encorajador para o segundo semestre, este negativismo não se confirmará. Analistas de mercado e economistas já vislumbram que a segunda metade do ano deve registrar certa desaceleração da inflação, pois os produtos que tiveram maior influência nesta elevação devem começar a se acomodar e a manterem seus preços mais estáveis, como por exemplo: derivados de grãos, minério de ferro e arroz. O susto e o pessimismo para o segundo semestre, foi baseado – dentre outros – no índice IGP-10, que é calculado pela FGV – Fundação Getúlio Vargas – que registrou alta de 1,96%, sendo o maior aumento desde fevereiro de 2003. Além é claro, da alta dos tributos sobre a produção e insumos. Mas não devemos ser assim, nem tanto ao céu nem ao inferno, pois o cenário futuro aponta para uma inflação mais contida. O próprio Banco Central já anunciou que vai se empenhar para que o índice de inflação desacelere e se mantenha estável.


__________________

CURIOSIDADE

Celular virou jóia
O aparelho de celular já deixou faz tempo de ser apenas um objeto para falarmos, ele é hoje um acessório de moda. Por isso, grandes marcas do mercado de luxo têm investido em parcerias com as empresas de telefonia móvel para o desenvolvimento de versões conceituais de alguns modelos que tenham haver com o perfil de suas marcas. O joalheiro norueguês Thomas Heyerdahl, fez do modelo Nokia 8800 Arte em luxo. A finlandesa Nokia ficou sem fôlego com o resultado. O modelo foi convertido em uma jóia que custa US$ 6 mil e vem cravejado de 112 diamantes. Os interessados devem já se adiantar e fazerem sua encomenda, pois serão produzidas apenas 100 peças. Acessem www.heyerdahl.no e conheçam a belezura.

___________________
OBSERVATÓRIO

Prefeitura de Porto Alegre terá Controladoria-Geral
Após quase dois anos de discussão, a prefeitura está mais próxima de contar com um órgão para organizar o controle interno da administração municipal. O projeto de lei que cria a Controladoria-Geral do Município (CGM) tramita desde o início deste mês na Câmara Municipal. Vinculada à SMF - Secretaria Municipal da Fazenda -, a CGM será responsável pela execução do controle interno da administração, elaboração e consolidação de demonstrações contábeis, realização de auditorias, acompanhamento e elaboração de relatórios de gestão fiscal e de auxílio aos gestores municipais. "A criação da CGM traz agilidade no controle de todos os processos financeiros e fiscais da administração pública, proporcionando mais transparência na relação com o contribuinte", destaca o secretário municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch.A criação da CGM corrige um problema apontado pelo Tribunal de Contas do Estado em seus relatórios: o controle interno do município, de acordo com a atual estrutura não atendia aos dispositivos legais. Para solucionar a questão, a criação da CGM foi incluída no Plano Plurianual 2005/2009. O novo órgão conterá a seguinte estrutura básica: Gabinete do Controlador-Geral, Conselho Superior, Coordenação de Contabilidade-Geral, Coordenação de Auditoria-Geral, Coordenação de Informações Legais e Gerenciais, Coordenação de Normas Técnicas e Orientação, Coordenação de Gestão Financeira e Coordenação de Despesa Pública. O controlador-geral será designado pelo prefeito, mediante indicação do Secretário Municipal da Fazenda. A lei ordinária que regulamentará as questões relativas aos cargos e funções de chefia de controladoria, está em fase de elaboração. A lei incluirá cargos e funções em autarquias e fundação, tendo em vista que as atribuições da CGM abrangem estes órgãos. Após a aprovação, será publicado decreto de regulamentação da estrutura e funcionamento da CGM. O decreto deve criar unidades seccionais nas secretarias municipais, autarquias e fundação, uma vez que o modelo concebido no projeto prevê atuação junto às unidades objetos de controle. A idéia é alcançar maior eficiência através da proximidade do agente controlador. A previsão inicial é que o novo órgão seja implantado no segundo semestre.
(Fonte: Matéria enviada pela assessoria de comuncação da Prefeitura de Porto Alegre)
___________________

AGENDA BRASIL
Junho

Hoje - Dia 26 a 27 – Mangaratiba/RJ
Acontece o III Encontro de Executivos de Logística e Supply Chain, no Portobello Hotel Resort & Safari, em Mangaratiba/RJ. O objetivo principal do evento é propiciar um fórum de debates e troca de informações entre um seleto grupo de executivos seniores da área de logística e Supply Chain Management, professores do COPPEAD e da Michigan State University. O programa abordará três temas de destaque na agenda dos executivos da área de logística, identificados através de pesquisa realizada pelo CEL/COPPEAD com os potenciais participantes deste evento. Os temas serão explorados em módulos compostos por tutoriais, apresentações de casos empresariais e discussões dirigidas em grupos e plenárias, onde serão debatidas as experiências das empresas participantes sobre os temas em questão. Os temas eleitos para o programa 2008: Tendências dos Custos de Transportes; Impactos da Legislação Tributária nas Operações Logísticas; e Global Supply & Global Logistics. O programa é limitado a 25 participantes e é exclusivo aos alunos e ex-alunos do MBA Logística e do Curso Logística Empresarial para Alta Gerência do COPPEAD. Para esclarecimento de quaisquer dúvidas ou informações sobre outros cursos entre em contato com o Centro de Estudos em Logística, pelos telefones +55 21 2598-9812 e 2573-7416 ou pelos e-mails: cel@centrodelogistica.com.br / reginab@centrodelogistica.com.br.

Dia 27 – Porto Alegre/RS
O Seprorgs - Sindicato das Empresas de Informática do RS – realiza a edição de junho do Mesas Redondas, reunião-almoço que reúne empresários da área de Tecnologia da Informação, discutirá o tema "Como fazer marketing em uma empresa prestadora de serviços". O encontro ocorrerá no dia 27 de junho, das 12h às 14h, no Ritter Hotéis (Lago Vespasiano J. Veppo, 55, Porto Alegre, RS). Os palestrantes serão Luis Eduardo Amaro e Marcelo Nonohay, ambos mestres em Marketing pela UFRGS. O evento tem o apoio de entidades de TI (Assespro-RS, InternetSul, Softsul e Sucesu-RS). Interessados podem enviar e-mail para: relacionamento@seprorgs.org.br ou solicitar informações pelo telefone +55 51 3311.5533.

Dia 30 a 2/7 - Porto Alegre/RS
Com o tema Sustentabilidade para Crescer, o 9º Congresso Internacional da Qualidade para Competitividade acontece de 30 de junho a 2 de julho, no auditório do Teatro do Sesi, na Fiergs, em Porto Alegre/RS. O evento reunirá lideranças e especialistas do Brasil e do exterior para três dias de intensa troca de idéias, conceitos e experiências sobre Sustentabilidade. Interessados podem obter mais informações pelo telefone +55 51 3221.2663 ou acessar www.portalqualidade.com/pgqp.

AGOSTO
Fruto de acordo de cooperação entre a Associação Brasileira de Logística (ASLOG) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE/USP), foi lançado durante a XII Conferência Nacional de Logística o curso MBA Logística Empresarial e Supply Chain, com carga horária de 400 horas dividida em quatro módulos: I – Gestão Contemporânea, Estratégia Empresarial, Processos Gerenciais e Métodos Instrumentais, II – Gestão de Logística Empresarial Integrada, III – Gestão de Processos em Logística Aplicada à Supply Chain e IV – Trabalho de Conclusão de Curso. O curso será coordenado pelos professores doutores Adolpho Walter Pimazoni Canton e Célio Mauro Placer Almeida, e será ministrado na sede da FIPE, à Avenida Paulista 1499, 4º Andar, em São Paulo, as terças e quintas-feiras, com início em agosto próximo. Informações podem ser obtidas pelos emails mba@aslog.org.br e cursospaulista@fipe.org.br. A oferta inicial será de 30 vagas.

__________________
EXPEDIENTE

Produção: WLine.biz - Intelligent Business Strategies / wline@wline.biz
Fotos: Nilton Santolin / www.niltonsantolin.fot.br
Consultoria em TI: De Santi - It Solutions / www.desanti.com.br / +55 51 8124.9772
Revisão: Professora Lúcia Iná Sá d’Oliveira / + 55 51 9299.1274

O E-Press.biz é um veículo de informação independente e isento. Envie sua sugestão de pauta ou press-releases para katya@wline.biz e contate diretamente com a colunista. O mailing é nacional e atinge mais de 10 mil pessoas nos estados do RS, SC, PR, SP, RJ e DF.

Perfil do público: empresários, jornalistas, diretores de veículos, executivos, profissionais liberais e consultores.

Kátya Desessards & WLine.biz - Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados